terça-feira, 24 de novembro de 2015

PIXEL ART

      O conceito de Pixel Art foi abordado pela primeira vez por Richard Shoup em seu software SuperPaint (MAC) em 1972, porém o primeiro registro do termo “Pixel Art” é de 1982, quando foi citado por Adele Goldberg e Robert Flegal em uma compilação de artigos editada pela Associação para Maquinaria da Computação. Basicamente a Pixel Art pode ser definida como a criação ou edição de uma imagem a partir da alocação de cada pixel.
Hoje ela pode ser criada a partir de qualquer programa de edição de imagens Bitmap, de preferência os que permitam trabalhar com zoom ampliado a um nível que possa haver a liberdade de edição de cada pixel individualmente. Os softwares mais comuns para a criação de Pixel Art são: Photoshop, Fireworks, Corel Photopaint e ainda os de mais fácil acesso, como: Paint e GIMP.
       Nos modelos mais antigos de games, como o Atari 2600, por exemplo, os gráficos gerados através da Pixel Art não utilizavam contorno nos elementos, fato este, que exigia que o contraste entre as cores dos objetos e cenários fosse suficientemente forte para que se destacassem na tela. Devido ao número reduzido de cores que o console utilizava na época, era muito comum topar com jogos que possuíam uma combinação de cores não muito agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário